domingo, 10 de setembro de 2017

VIDIGUEIRA: Rota histórica " No Condado dos Gamas"

NO PRIMEIRO SÁBADO DE CADA MÊS
Marcações com uma semana de antecedência
Mínimo de 8 participantes/marcações
Ao criar a Rota “NO CONDADO DOS GAMAS”, pretende a Câmara Municipal de Vidigueira através do seu Museu Municipal, dar a conhecer ao público os vários locais e monumentos que testemunham a permanência de Vasco da Gama nesta vila, bem como dos seus descendentes e herdeiros da Casa da Vidigueira.
Por carta régia de 29 de Dezembro de 1519, o rei D. Manuel concedeu a Vasco da Gama o título de Conde da Vidigueira, com todas as honras, direitos e privilégios, tendo o Almirante passado a residir aqui com a família até à data da partida para a sua última viagem à Índia, onde veio a falecer em 1524, na cidade de Cochim.
A Rota “No Condado dos Gamas” consiste numa visita guiada e comentada a este património pleno de memórias e história, que atualmente abrange a extensão das freguesias de Vidigueira e de Vila de Frades, outrora território do condado.
A unidade paisagística desta planície norteada pela Serra do Mendro, caracteriza-se pela riqueza das villae romanas, pela solidão das ermidas e capelas, pela imensidão dos vinhedos, sentida no ecoar do cante do vinho do trabalho tirado da talha ao cair da noite.
Aqui viveu e escreveu Fialho de Almeida “O País das Uvas”, obra literária que tão bem ilustra a história da vida no Alentejo.
É esta paisagem de encantos e recantos, de odores e sabores que o convidamos a descobrir e a partilhar ao som da história, no “Condado dos Gamas”.
DESCRIÇÃO GERAL DO PROJECTO
A Rota “No Condado dos Gamas” consiste numa visita guiada e comentada ao património histórico e cultural das terras de Vasco da Gama, que atualmente abrangem a extensão das freguesias de Vidigueira e de Vila de Frades.
Por carta régia de 29 de Dezembro de 1519, o rei D. Manuel concedeu a Vasco da Gama o título de Conde da Vidigueira, tendo o Almirante residido nesta vila com a família durante alguns anos e deixado aqui testemunhos da sua passagem e permanência.
A visita, que terá a duração de 1 dia, realizar-se-á no primeiro sábado de cada mês, durante todo o ano. Tendo como ponto de partida o Museu Municipal de Vidigueira, incluirá os vários monumentos ligados à memória de Vasco da Gama e seus descendentes, bem como outros locais de interesse. Assim, será obrigatória a passagem pela Ermida de S. Rafael, Quinta do Carmo, Castelo, Torre do Relógio, terminando o período da manhã num almoça típico em que a gastronomia local estará presente.
A tarde será preenchida com uma passagem pelo exterior da casa do escritor Fialho de Almeida, villa romana de S. Cucufate e Museu da Casa do Arco, terminando a visita na Adega Cooperativa de Vidigueira.
Os comentários e dados históricos da visita serão prestados por funcionários do Museu Municipal de Vidigueira, preparados para o evento.
OBJETIVOS GERAIS
A Rota “No Condado dos Gamas” tem como objetivo principal destacar a figura histórica de Vasco da Gama enquanto Conde da Vidigueira, dando a conhecer ao público os vários locais e monumentos que testemunham a sua permanência nesta vila, bem como dos seus descendentes e herdeiros da Casa da Vidigueira.
 É igualmente objetivo do promotor do projeto, a Câmara Municipal de Vidigueira, que a Rota “ No Condado dos Gamas” funcione como um produto turístico atrativo que possibilite o aumento de visitas turísticas ao concelho.
LOCAIS A VISITAR:
Museu Municipal de Vidigueira
Ermida de S. Rafael
Quinta do Carmo – Antigo Convento Carmelita
Torre de Menagem
Torre do Relógio
Casa de Fialho de Almeida (exterior)
Villa Romana de S. Cucufate
Visita a Adegas
NOTA:
Preço por pessoa: 25 €
Almoço e prova de produtos incluídos
Transporte Incluído
A realizar no Primeiro Sábado de cada mês
Marcações com uma semana de antecedência
Mínimo de 8 participantes/marcações
INFORMAÇÕES | MARCAÇÕES
284 437 408 [Museu Municipal] - 284 437 410 [Posto de Turismo]