segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

26ª Corrida das Linhas de Elvas, celebra os 359 anos de uma batalha histórica.

A Corrida organizada pelo município de Elvas, realiza-se dia 21 de Janeiro pelas 11 horas e integra as comemorações da batalha das Linhas de Elvas, momento histórico na cidade de Elvas e na formação de Portugal.
Os 359 anos da batalha das linhas de Elvas, em que um exército de socorro (8.000 infantes, 2.900 cavaleiros e 7 peças de artilharia), sob as ordens do Conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses, foi enviado para tentar pôr fim ao cerco de Elvas, que o exército espanhol comandado por D. Luís de Haro (inicialmente, 14.000 infantes, 5.000 cavaleiros e 19 peças de artilharia) mantinha desde Outubro de 1658.
A 14 de Janeiro, pelas 8 horas da manhã, beneficiando do denso nevoeiro que cobriu a aproximação da força, e também do erro de julgamento de D. Luís de Haro, o exército português rompeu as linhas de cerco inimigas e desbaratou os sitiantes.
Atualmente a corrida das linhas de Elvas é uma das provas do calendário distrital com o maior número de participantes vindos da vizinha Espanha, contribuindo para o sucesso da prova que pelo segundo ano consecutivo irá integrar o circuito de corridas da Associação de Atletismo de Portalegre.
A prova com início às 11 horas de dia 21 de Janeiro no padrão das linhas de Elvas para os atletas dos escalões mais velhos, sendo que as provas dos mais jovens vão se realizar no estádio municipal de atletismo de Elvas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário disponibilizado em www.aadp.pt e www.cm-elvas.pt, até dia 17 de Janeiro.
Existem prémios de participação para todos os atletas que participem, prémios monetários para os 15 primeiros da classificação geral por escalão e troféus para as equipas que alcancem os melhores resultados.
Para que os atletas que vão participar na corrida das Linhas de Elvas e que pretendam integrar circuito de corridas organizado pela AADP, basta para tal que efetuem a sua filiação em: https://lince.fpatletismo.pt/ e dessa forme garantem acesso a inúmeras provas do distrito de forma gratuita e também a sua classificação para o circuito que integra a quase totalidade das provas que se realizam no distrito de Portalegre.